BuiltWithNOF
Potenciais Evocados

 

Os potenciais evocados são respostas eletrofisiológicas do córtex cerebral a estímulos sensoriais externos. Existem três diferentes tipos de potenciais evocados: visuais, auditivos e somatosensoriais.

Os potenciais evocados visuais (PEV) são testados colocando-se eletrodos na região posterior do couro cabeludo (lobo occipital) e estimulando a visão de cada olho separadamente através de uma tela quadriculada que passa em uma tela de computador. A resposta obtida é o potencial evocado visual. Sua principal indicação é a detecção de lesão assintomática da via visual em pacientes com suspeita de esclerose múltipla.

Os potenciais evocados auditivos são testados colocando-se eletrodos na região lateral do couro cabeludo (lobo temporal) e estimulando a audição de cada ouvido separadamente através de um fone que emite um click sonoro. A resposta obtida é o potencial evocado auditivo. A principal indicação é no estudo das lesões do nervo coclear com perda auditiva, como pode ocorrer no neurinoma de acústico e na síndrome de Meniere.

Os potenciais evocados somatosensoriais (PESS) são testados colocando-se eletrodos na região súpero-lateral do couro cabeludo (lobo parietal) e estimulando as fibras sensoriais somáticas dos nervos mediano e tibial de cada lado separadamente atravé de choques elétricos de baixa intensidade. A resposta obtida é o potencial evocado somatosensorial. A principal indicação é no estudo das lesões do cordão posterior da medula que podem estar presentes nas mielopatias de diversas etiologias.

 

[EMG LAB] [Corpo Clínico] [Serviços] [Eletroneuromiografia] [Estimulação Repetitiva] [EMG de Fibra Única] [Near Nerve] [Estudos Autonômicos] [Potenciais Evocados] [Toxina Botulínica] [Convênios Atendidos] [Dúvidas Frequentes] [Nossos Preços] [EMG LAB News] [Dicas Neuromusculares] [Revisões] [Artigos] [Neurologia] [Links Interessantes] [Intranet] [Endereço] [Fale Conosco]